Em estudo publicado no periódico BMC Surgery, grupo de cirurgiões da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia* descreve técnica padronizada para a correção de hérnia incisional subxifóide, com o uso da Tela Inorgânica de Polipropileno Abdotex®.
O trabalho, intitulado "Simple technique of subxiphoid hernia correction carries a low rate of early recurrence: A retrospective study" apresenta o resultado da tratamento de 15 pacientes com hérnia incisional decorrente de complicação de cirurgia cardíaca.
A hérnia incisional acontece quando há a cicatrização imperfeita da incisão de uma cirurgia anterior, em que se desenvolve um orifício por onde pode haver a protrusão de órgãos ou tecidos viscerais.
A técnica empregada, utilizando a Tela Abdotex® apresentou uma baixa taxa de recidiva (0% em um tempo de seguimento entre 7 e 33 meses).
O estudo completo está disponível aqui.
* Autores: Gustavo Heluani Antunes de Mesquita, Leandro Ryuchi Iuamoto, Fabio Yuji Suguita, Felipe Futema Essu, Lucas Torres Oliveira, Matheus Belloni Torsani, Alberto Meyer e Wellington Andraus.