top of page
Buscar
Foto do escritorBarone

Uso da tela ABDOTEX® em hérnia incisional após transplante de fígado


Cirurgiões da Faculdade de Medicina da USP* relatam caso de reparo de grande hérnia incisional em paciente transplantado de fígado com a técnica de separação de componentes, uso de Botox® intraoperatório e implante da Tela ABDOTEX®

O trabalho, entitulado "Component separation of abdominal wall with intraoperative botulinum A presents satisfactory outcomes in large incisional hernias: a case report", relata o sucesso da técnica empregada em uma hérnia complexa.

A hérnia incisional acontece quando há a cicatrização imperfeita da incisão de uma cirurgia anterior, em que se desenvolve um orifício por onde pode haver a protrusão de órgãos ou tecidos viscerais.

O estudo indica que a incidência de casos de hérnica incisional após transplante de fígado é de 14,5% no serviço do HC da USP.

O Botox® é utilizado para diminuir a tensão da parede abdominal na linha de sutura, e assim reduzir a possibilidade de recorrência de hérnia. Isso acontece pois o Botox® provoca paralisia muscular flácida dois dias após a aplicação.

A técnica foi utilizada com sucesso, e é proposta como opção primária no tratamento de hérnias complexas.

O estudo completo está disponível aqui.

*Autores: Lucas Torres Oliveira, Felipe Futema Essu, Gustavo Heluani Antunes de Mesquita, Yuri Justi Jardim, Leandro Ryuchi Iuamoto, Fábio Yuji Suguita, Diego Ramos Martines, Fernanda Nii, Daniel Reis Waisberg, Alberto Meyer, Wellington Andraus, Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque

617 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page